VALVERDE _____________________________________________________________________
CONTATO
BIO
DEPOIS DE JUNHO
EIN KLÖTZEL ARCHIV_________________________________________________
HOME ____________
O ADJETIVO NEGRO________________________________
CADERNOS PARA QUEIMAR_______
EL PARSIFAL ENTRE DOS CAMPANAS_______
Investigação sobre a natureza dos buracos negros. Envolveu o desenvolvimento de textos com conceitos do campo da astrofísica, da psicanálise, do movimento por direitos humanos e de religiões de matriz africana presentes no Brasil; a ação de leitura destes textos; e a realização de experiências óticas e de manipulação da luz e através destas experiências construir uma instalação que fosse espaço para ações sobre o tema. Este espaço foi pensado para emular a atuação de um Buraco Negro, atraindo e comportando em si qualquer manifestação que se quisesse imaginar em seu interior.
-
Investigación sobre la naturaleza de los agujeros negros. Implicó el desarrollo de textos con conceptos del campo de la astrofísica, del psicoanálisis, del movimiento por derechos humanos y de religiones de matriz africana presentes en Brasil; la acción de lectura de estos textos; y la realización de experiencias ópticas y de manipulación de la luz ya través de estas experiencias construir una instalación que fuera espacio para acciones sobre el tema. Este espacio fue pensado para emular la actuación de un agujero negro, atrayendo y comportando en sí cualquier manifestación que se quisiera imaginar en su interior.
-
Research on the nature of black holes. It involved the development of texts with concepts from the field of astrophysics, psychoanalysis, the human rights movement and African-based religions present in Brazil; the action of reading these texts; and conducting optical and light manipulation experiments and through these experiences to build an installation that is space for actions on the theme. This space was thought to emulate a Black Hole itself, attracting and receiving inside itself any manifestation that would be desired to happen inside it.
OUSADIA, MAJESTADE!______
METEORA ________________________________________________
Um Buraco Negro é uma região do espaço da qual nada pode escapar. É o resultado da deformação do Espaço-tempo após o colapso de uma estrela, com uma matéria maciça e infinitamente compacta que desaparecerá dando lugar ao coração de um buraco Negro, onde o tempo pára e o Espaço deixa de existir.

Um buraco Negro começa em uma superfície denominada horizonte de eventos, que marca a região a partir da qual não se pode mais voltar.

O adjetivo Negro em Buraco Negro se deve ao fato de este não refletir a nenhuma parte da luz que venha atingir seu horizonte de eventos, atuando assim como se fosse um Corpo Negro Absoluto.

--

A história do Brasil pode ser lida e contada de muitas maneiras. Uma das maneiras de contá-la é através da narrativa da conquista e reconquista do Corpo Negro, porque no centro de grande parte das disputas esteve sempre o domínio sobre o Corpo Negro.

Em se tratando de corpos negros, há uma distinção necessária a respei-